Buscar
  • Palla Kumbaya

Palla Kumbaya - Pare de Fumar Fumando!

Cansaço frequente, pigarro na garganta e mau cheiro permanente. A pergunta que o publicitário Diego Santana ou DGO como costuma ser chamado, na época com 29 anos, gostaria de largar o cigarro e os malefícios por ele provocados, mas como?


Natural de São Paulo, o jovem encontrou a resposta na abundância de ervas da feira de sua cidade. “Fiz algumas pesquisas e descobri uma combinação muito utilizada pelos índios para trazer relaxamento e maior percepção dos sentidos, chamada Kumbaya”, lembra.


Com apenas 20% de adição de tabaco, a composição com participação majoritária da camomila, cidreira, erva doce, sálvia, jasmim, tomilho e alecrim foi uma importante ferramenta para Diego trocasse uma cartela diária de cigarro industrial pelo blend de ervas. “Um ano depois, só consumia cigarro artesanal, embora meu objetivo seja parar completamente”, comenta. 


Para Diego, a prática deu tão certo que virou negócio. Formado em Publicidade e Pós-Graduado em Marketing, ele agora concilia a profissão de formação à artesania de cigarros compostos por ervas. “A demanda apareceu e criamos a Palla, um blend de cigarros artesanais. Com R$ 15, é possível adquirir 5 unidades, embaladas com seda e já contando com filtro orgânico”, ou 20g do blend para o próprio cliente "bolar" comenta.


O Kumbaya, de acordo com Diego, também provoca sensação de relaxamento nos usuários e não causa nenhum tipo de alucinação. “Muitos clientes relatam que fumam para dormir. O efeito tranquilizante se deve à presença da camomila, que baixa a pressão. Além disso, essa erva foi escolhida para integrar o blend por possuir uma queima menos agressiva”, completa.



Produzido exclusivamente com ervas compradas na Feira das Flores em São Paulo, a Palla Kumbaya é resultado da secagem, limpeza e corte à tesoura de cada planta. “Sem dúvida, é um método mais demorado do que a trituração, mas é a forma que temos de manter o óleo essencial dessas substâncias, o que maximiza benefícios como o cheiro agradável da fumaça”, coloca Diego. Apesar disso, ele não planeja parar de comercializar o produto. “A Palla não nasceu para novos fumantes, mas para velhos fumantes que querem ter uma vida nova”, conclui. 


Para a estudante Maria Augusta Vasconcelos, o impulso para largar o cigarro veio com a gravidez. “Procurei a Palla na tentativa de evitar a nicotina e seus prejuízos ao bebê. Ele acabou funcionando como uma transição. Um mês após o parto, parei definitivamente de fumar”, comemora.


Nem sempre é fácil largar o cigarro. De acordo com o pneumologista e coordenador do Programa de Tabagismo do Ambulatório do Hospital São Luiz, Blancard Torres, a progressiva troca do cigarro convencional por opções menos danosas com a finalidade de vencer o vício deve ser acompanhada por um especialista. “Seria uma boa ideia usar ervas conhecidas para substituição da nicotina e para vencer uma dependência que também é comportamental.


Ainda assim, é necessário que um médico determine as dosagens", explica. Além disso, o médico alerta para produtos falsamente comercializados como isentos de nicotina. “É preciso constatar que se a substância que está sendo utilizada para realizar a transição realmente não possui produtos tóxicos. É comum que alguns de nossos pacientes recorram a, por exemplo, cigarros eletrônicos que carregam nicotina de forma escusa, contribuindo para a manutenção da dependência”, comenta. 


O médico esclarece ainda que, mesmo artesanal, o cigarro faz mal à saúde. “Nossas vias respiratórias não foram feitas para respirar nada diferente de oxigênio. Sendo assim, qualquer fumaça é capaz de irritá-las e causar reações como tosse, falta de ar, broncospasmos, bem como facilitar processos de pneumonia”, afirma. Assim sendo, os interessados em buscar tratamento para vencer o tabagismo, podem procurar o ambulatório Hospital São Luiz, que oferece um programa gratuito de combate ao fumo. “Os atendimentos acontecem das 10h às 11h, às quintas e sextas. É só chegar, não é necessário ter ficha”, acrescenta o Dr. Blancard.



0 visualização
whatsapp-logo-icone.png

©2020 Palla Brasil |  Rua Luiz Augusto Ferreira, 275 | São Paulo/SP | CEP 05883-110